Campina Grande, também conhecida como a “Rainha da Borborema” e “A terra do Maior São João do Mundo”, é a segunda maior cidade do estado da Paraíba, com uma população aproximada de 407.472 mil habitantes, e é considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste, bem como um dos maiores polos tecnológicos da América Latina.
Campina Grande é um enorme e importante polo universitário, contando com 2 universidades públicas, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A UEPB, além de formar renomados profissionais com nível superior, também conta com programas de Pós-graduação de excelência, tal como o Programa de Pós-graduação em Odontologia (Conceito 4 – CAPES), formando mestres e doutores, na área da Odontologia. O PPGO-UEPB é um programa strictu senso acadêmico, relativamente jovem, que completa seus 10 de criação nesse ano corrente.
O município sedia vários eventos culturais, destacando-se "O Maior São João do Mundo” que acontece durante os 30 dias do mês de junho, bem como encontros religiosos como “Encontro da Nova Consciência” que é realizado durante o carnaval, além do Festival de Inverno, que acontece no mês de agosto, dentre outros eventos artísticos de menor porte que ocorrem durante todo o ano.
Mas para vivenciar Campina Grande é preciso ir muito além dessas características. É sentir o clima frio da “Rainha da Borborema” durante os meses de julho e agosto, é apreciar o pôr-do-sol ao caminhar no Açude Velho e ver o céu refletido no Museu dos Três Pandeiros, é praticar atividades físicas no Parque da Criança e do Parque de Bodocongó, é provar de uma variedade de sabores culinários nos diversos restaurantes e bares, localizados na Rua Manoel Tavares, a conhecida “Rua da Gastronomia” campinense. Portanto... Por esses e outros tantos motivos, conhecer Campina Grande vale muito a pena!