CONHEçA CAMPINA GRANDE



Conheça Campina Grande

Campina Grande, segunda maior cidade do estado da Paraíba, com uma população de 410 332 habitantes, é considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste, bem como um dos maiores polos tecnológicos da América Latina

Campina Grande é um importante centro universitário, contando com 16 universidades, sendo duas delas Públicas, a UEPB e a UFCG. Estas duas universidades públicas, além de formar renomados profissionais com nível superior, também contam com programas de Pós-graduação de excelência, formando mestres e doutores, nas mais diversas áreas de humanas, exatas e saúde. Representa, assim, uma das cidades com, proporcionalmente, o maior número de doutores do Brasil, 1 para cada 590 habitantes, seis vezes a média nacional. Além de ensino superior, o município é destaque também em centros de capacitação para o nível médio e técnico. Também possui o segundo maior PIB entre os municípios paraibanos, representando 15,63% do total das riquezas produzidas na Paraíba.

Diversas pesquisas mostram Campina Grande como uma das 100 melhores cidades para se trabalhar e fazer carreira do Brasil, sendo a única cidade do interior entre as capitais escolhidas no país. O município é ainda considerado a cidade mais dinâmica do Nordeste e a 6ª mais dinâmica do Brasil segundo "A Gazeta Mercantil" e foi apontada como uma das 20 metrópoles brasileiras do futuro.

Campina Grande é referência em se tratando de desenvolvimento de Software e de indústrias de informática e eletrônica. A revista americana Newsweek escolheu, na edição de abril de 2001, nove cidades de destaque no mundo que representam um novo modelo de Centro Tecnológico. O Brasil está presente na lista com Campina Grande, que foi a única cidade escolhida da América Latina. Em 2003, mais uma menção foi feita à cidade: desta vez referenciada como o "Vale do Silício brasileiro", graças, além da high tech, às pesquisas envolvendo o algodão colorido ecologicamente correto. 

O município sedia vários eventos culturais, destacando-se "O Maior São João do Mundo” que acontece durante os 30 dias do mês de junho, bem como encontros religiosos como o Encontro da Nova Consciência que é realizado durante o carnaval, além do Festival de Inverno, que acontece no mês de agosto, dentre outros eventos artísticos de menor porte que ocorrem durante todo o ano. 

Mas para vivenciar Campina Grande é preciso ir muito além dessas características. É sentir o clima frio da “Serra da Borborema” durante os meses de julho e agosto, é apreciar o pôr-do-sol ao caminhar no Açude Velho e ver o céu refletido no Museu dos Três Pandeiros, é praticar atividades físicas no Parque da Criança, independentemente da idade, é provar de uma variedade de sabores culinários nos diversos restaurantes e bares, localizados na Rua Manoel Tavares, a conhecida “Rua da Gastronomia” campinense. Enfim... visitar e conhecer Campina Grande vale a pena!

 

COMO CHEGAR

PARCEIROS


Pag Seguro